quarta-feira, 18 de junho de 2014

VOCÊ FOI VÍTIMA DO ENGANO?

H
Os Enganadores Opressivos dizem: "Não há Deuses"
Á MUITO O SALMISTA escreveu: “O irracional diz no seu coração: ‘Não existem Jeová.’ Agem dum modo ruinoso, detestáveis em injustiças; Não há um só [entre eles] que faça o bem.” (Salmo 53:1) Por mais detestáveis diante dos Deuses santos Jeová são os que negam a existência Deles por serem ignorantes, ou ‘irracionais’, pois estes vivem dum modo ruinoso, desconsiderando o que é ‘justo’ neste mundo — são ateus nas suas ações —, são ainda mais detestáveis diante Deles todos os que os negam por covardia. E quem seriam os que negam a existência dos Deuses por covardia? Não são os ateus, e nem tampouco os do povo comum deste inteiro mundo. São os líderes religiosos ditos cristãos, os que criam suas emboscadas em forma de religião para capturarem homens, mulheres e crianças e os escravizarem religiosamente. Estes homens iníquos desrespeitam os Deuses quando arrebatam o atribulado e um exército inteiro de pessoas deprimidas em suas redes religionistas e os força a curvarem-se diante de seus ensinos e ideias inventadas. É por agirem desta forma que são mais detestáveis que todos os ignorantes assassinos, vilões, traiçoeiros, espancadores, pedófilos. . . e os com espírito animalesco deste mundo. Eles são os mestres do engano. É contra tais homens que nós Testemunhas dos Deuses Santos profetizamos incessantemente, desde dezembro de 2010. Analisemos o que o salmista profetizou sobre eles para que, em seguida, você possa está preparado para lê o próximo número de A Continela.

OS ENGANADORES OPRESSIVOS
Vejamos como, no Salmo 10,* Davi expõe profeticamente os líderes religiosos humanos deste mundo. Ele escreveu nos primeiros três versículos:

“Por que, ó Jeová, ficas parado de longe?
Por que ficas oculto em tempos de aflição?
 O iníquo, na sua altivez, persegue encarniçadamente ao atribulado;
São pegados pelas ideias que inventaram.
 Pois o iníquo se louvou por causa do desejo egoísta da sua alma,
E o que lucra indevidamente se abençoou.”

   Todas as pessoas hoje que entram numa religião onde têm de submeter-se aos ditames e ensinos, criados e instados a serem seguidos de perto por seus líderes, são pessoas que ultrapassam os “tempos de aflição”. Aparentemente os Deuses Jeová ‘ficam parados de longe’, como que ‘ocultos’. Mas eles veem tudo. Os líderes religiosos comportam-se como ‘alguém maior’ — são ‘altivos’, e, aproveitando-se disso, ‘perseguem encarniçadamente os atribulados’. Eles inventam seus ensinos religionistas — muitos destes muito bem camuflados e, ou, misturados com os ensinos verdadeiramente vindos das Escrituras. Entretanto, eles ‘inventam suas próprias ideias’ para ‘pegar’ suas vítimas. O que querem com elas? Enquanto que em sua maioria muitos deles querem ‘lucrar’ financeiramente, pois são cheios dos ‘desejos egoístas’, outros visam o engrandecimento cada vez maior, talvez dizendo que são os ‘abençoados’ com um privilégio especial: o de ser ‘o único canal de comunicação com os Deuses’ para estes seus aprisionados. Você consegue identificar alguns desses homens no seu dia a dia? O salmista prosseguiu, versículos 4 a 6:

Desrespeitou a Jeová.
 O iníquo, segundo a sua arrogância, não faz nenhuma pesquisa;
Todas as suas ideias são: ‘Não há Deus.’
 Seus caminhos continuam a prosperar todo o tempo.
Tuas decisões judiciais são elevadas, fora do seu alcance;
Quanto a todos os que lhe são hostis, bufa contra eles.
 Ele disse no seu coração: ‘Não serei abalado;
Por geração após geração serei alguém que não está em calamidade.’”

 Aparentemente o salmista muda de foco, pois relata agora sobre os que ‘não fazem pesquisas’ e que dizem: “Não há Deus”. Ora, não é verdade que todos os líderes religiosos, não raro, são os maiores promotores e executores de pesquisas espirituais? Então o salmista fala agora de outros personagens, correto? Nada disso! Aparentemente, apenas. A verdade é que o salmista ainda prossegue falando dos mesmos iníquos líderes religiosos. De que forma, então, eles não fazem ‘nenhuma pesquisa’?

   Uma pessoa perspicaz, que evidencia que é dirigido pelo espírito santo não se contenta com apenas o que outros pesquisam. O apóstolo Paulo elogiou certas pessoas por estas não aceitarem assim de primeira mão nem mesmo os ensinos vindos dele próprio, que era ‘inspirado pelos Deuses’! (Veja Atos 17:10, 11.) Falando a Daniel, o Deus Miguel profetizou a respeito de todos os que fazem como os bereanos: “E quanto a ti, ó Daniel, guarda em segredo as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos o percorrerão, e o verdadeiro conhecimento se tornará abundante.” (Daniel 12:4, TNM) Se é correto fazer assim quanto aos ensinamentos vindos dos inspirados escritores das Escrituras, temos de ‘percorrer as Escrituras’ ainda mais quando o assunto é vê se o que ensinam os atuais líderes religiosos ‘vem mesmo dos Deuses’! (1 João 4:1) Se fizermos exatamente isto, seremos abençoados. Por exemplo, ao ‘percorrermos as Escrituras’ no salmo 10, constatamos que, no verso 4, o hebraico reza da seguinte forma: “רָשָׁ֗ע כְּגֹ֣בַהּ אַ֭פּוֹ בַּל־ יִדְרֹ֑שׁ אֵ֥ין אֱ֝לֹהִ֗ים כָּל־ מְזִמּוֹתָֽיו׃” (rā·šā‘kə·ḡō·ḇah ’ap·pōw bal- yiḏ·rōš; ’ên ’ĕ·lō·hîm, kāl- mə·zim·mō·w·ṯāw). Observe que, em vez de o escritor ter usado o singular para “Deus” em hebraico, usou o plural: ’ĕ·lō·hîm,  (’elohim), “Deuses”. O que este aparentemente insignificante detalhe quer dizer?

   A mais nova ferramenta da verdade da parte de Jeová, a Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas, verte o versículo 4 do Salmo da seguinte forma: “Devido à sua presunção, o iníquo não pesquisa os assuntos; Tudo o que ele diz é: ‘Não existem Deuses.’” Não há a mínima necessidade de perguntarmos a algum líder religioso cristão se eles creem na pluralidade dos Deuses. Sabemos no que creem e porquê creem da forma que creem. Os tradutores, ao verter o texto sagrado para outros idiomas não foram fiéis ao texto original. Se tivessem sido, verteriam corretamente o termo ’ĕ·lō·hîm (‘elohim) pelo seu equivalente no plural: “Deuses”. Entretanto, embora que muitos dentre eles são completamente ignorantes quanto a estas coisas, não é o caso de todos. Os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, por exemplo, sabem muito bem desse detalhe das Escrituras. Entretanto, em vez de aceitarem o que as Escrituras dizem, têm preferido a sua desculpa predileta: ‘o plural ’ĕ·lō·hîm, “Deuses”, é para denotar grandiosidade, excelência e majestade’. Com essa arrogância contra o texto sagrado, ele têm preferido ir ‘além do que se encontra escrito nelas’, em vez de a apoiar. (1 Coríntios 4:6) Fazem isso por que percebem que, como escreveu o salmista, “seus caminhos continuam a prosperar todo o tempo”. Eles têm visto que perpetuar o erro rende ‘prosperidades’ financeiras e outros dividendos. O que eles não sabem, porém, — e nem esperam – é que as “decisões judiciais” dos Deuses “são [mais] elevadas, [e] fora do . . . alcance” deles. Enquanto o julgamento não vem, continuam a dizer: ‘Não seremos abalados’.

   Desta forma, eles têm agido enganosamente entre seus governados, propagando seus enganos religionistas. Há muito eles dizem que ‘não há Deuses’, mas apenas ‘um Deus’, literalmente. Não é só isso! Eles também são, em sentido espiritual, pessoas muito perigosas. O salmista continua seu relato sobre eles, versículos 7 e 8:

“Sua boca está cheia de imprecações, e de enganos, e de opressão.
Debaixo da sua língua há desgraça e o que é prejudicial.
 Está sentado numa emboscada de povoados;
Desde os esconderijos matará a alguém inocente.”

   Quando e de que forma eles pronunciam “imprecações”, ou “maldições” (NVI)? Por exemplo, os líderes religionistas dos tempos de Jesus amaldiçoavam o povo comum. Diziam: “Esta multidão, que não sabe a Lei, são pessoas amaldiçoadas.” (João 7:49) Hoje os líderes religionistas dizem algo parecido quando mencionam que ‘somente eles é que podem entender as Escrituras’. Desta forma, eles têm tido amplo espaço para agirem na fabricação de leis e decretos próprios e pedem que seus governados obedeçam a elas nos mínimos detalhes. (Compare com Gálatas 3:10.) Os líderes religiosos, deveras, estão com suas bocas cheias “de engano, e de opressão”.


VOCÊ FOI VÍTIMA DO ENGANO?
      Que outros tipos de engano propagam eles? O Salmista indicou que eles estão hoje “[sentados] numa emboscada de povoados” e que, “desde os [seus] esconderijos matará a alguém inocente”. De que modos tudo isto acontece hoje? Nos versículos 9 e 10 o salmista conclui:

“Fica de emboscada no esconderijo como o leão na sua guarida.
   Fica de emboscada para arrebatar algum atribulado.
Arrebata o atribulado ao fechar a sua rede.
  Ele está quebrantado, encurva-se,
E o exército dos deprimidos têm de cair nas suas fortes garras.”

   Os Satãs, os Pais dos mentirosos líderes religiosos, são “como leões que rugem, procurando a quem devorar”. (1 Pedro 11:8) Seus filhos apenas o imitam. (João 8:44) Eles “ficam de emboscada na sua guarida” religiosa. Através de seus ensinos enganosos eles ‘arrebatam’ um inteiro exército de pessoas “deprimidas”. Todos os atribulados caem vítimas de seus enganadores ensinos, quais ‘redes que fecham’.

   Há de fato muitas formas de enganos nas bocas dos atuais líderes religionistas cristãos. Como se proteger deles? Com quais enganos eles podem ‘matar a alguém inocente’? Uma pergunta muito mais fundamental é: Será que você foi vítima do engano? É importantíssimo que você saiba a resposta a esta pergunta. Assim, disponibilizamos como ajuda mais um número de A Continela — Anunciando o Reino dos Deuses Santos. Após lê-la e se proteger do engano, repasse-a aos seus contatos de rede social para que também eles possam alimentar-se espiritualmente.











__________
  * Para efeito de concisão, todos os textos citados deste salmo serão extraídos da Tradução do Novo Mundo das Testemunhas de Jeová.