quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

VOCÊ É UM DOS “FILHOS DE DEUS”?

Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não está manifesto o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele for manifestado [ou “revelado”], seremos semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é. E todo aquele que tem esta esperança nele purifica-se assim como esse é puro.” — 1 João 3:2, 3, TNM.

É
 QUASE CONSENSO entre os cristãos que, biblicamente falando, uma pessoa torna-se um dos “filhos dos Deuses” mediante a fé em Cristo Jesus. (João 1:12) As exceções dos que discordam disso vêm da parte de alguns dos mais influentes líderes religiosos do mundo religioso. Os do Corpo dos Governantes das Testemunhas de Jeová, por exemplo, constituem-se hoje nos mais ferrenhos opositores a esta simples ideia. Segundo eles, somente uns poucos privilegiados dentre a inteira fraternidade cristã — seja esta a sua (deles) fraternidade ou as sob a regência de outros líderes religiosos — é que são realmente “filhos dos Deuses”. (1 João 3:2) Filhos de quem são os demais, que não se enquadram nas interpretações bíblicas feitas por estes homens? “Os demais cristãos”, dizem eles, “pertencem à classe dos ‘demais mortos’, conforme destaca a Bíblia em Revelação (Apocalipse) 20:5.” É correta tal conclusão? Há quem duvide disso, e apontam onde mora o erro nesta conclusão. Mas o que podem fazer os que discordam dos líderes religiosos? Afinal, como dizem aos quatro ventos, eles é que ‘são os divinamente comissionados pelos Deuses para interpretar as Escrituras para as massas cristãs’!


   Independente do que pensam ou de quais conclusões meros homens têm tirado desse assunto, é da inteira competência do único autorizado qual substituto do Grande Instrutor, Cristo Jesus, aqui na terra dá seu entendimento a respeito, não só deste, mas de todos os assuntos espirituais. Quem é esse único autorizado a dá o entendimento no lugar de Cristo? Não são os líderes religiosos, mas o “espírito dos Deuses santos”. (Dan. 4:8) O que esse “espírito da verdade” tem a dizer acerca de quem são realmente os “filhos dos Deuses”, como se tornar um e qual é o pleno significado de se ser um dos “filhos dos Deuses”? (João 14:17) Seria ele capaz de indicar com precisão o pleno significado do texto de 1 João 3:2, 3, conforme transcrito no topo deste artigo? Como pode um cristão ‘ser filho, mas ainda não está manifesto o que é’? Após o término da leitura deste número especial de A Continela, temos plenas certeza e confiança que o irmão saberá as respostas a estas perguntas. Ademais, acreditamos que, caso tenha acreditado nos dizeres equivocados de líderes religiosos, ao término da leitura o irmão estará apto a concluir definitivamente que tipo de pessoa você é: se um dos “filhos de Deus” ou se um dos “demais mortos”.