1 CORÍNTIOS 8

< Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas

Agora, sobre os alimentos oferecidos aos bonecos de adoração: sabemos que todos nós temos conhecimento. O conhecimento enche a pessoa de orgulho, mas o amor edifica. 2 Se alguém pensa que conhece alguma coisa, ainda não conhece como deveria. 3 Mas, se alguém ama aos Deuses, esse é conhecido por eles.

4 Quanto a comer alimentos oferecidos aos bonecos de adoração, sabemos que tais bonecos não são nada no mundo, e que não há outros Deuses, senão os Únicos. 5 Pois, embora haja os [bonecos de adoração] que são chamados de deuses, quer [supostamente vindos] do céu, quer [os fabricados] na terra, assim como há muitos “bonecos-deuses” e muitos “bonecos-senhores”, 6 para nós há realmente apenas os Únicos Deuses, os Pais, de quem procedem todas as coisas, e nós existimos para eles; e há [literalmente] um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as [novas] coisas, e nós [as novas coisas criadas] existimos por meio dele.

7 No entanto, nem todos têm esse conhecimento. Mas alguns, devido à familiaridade que tinham com os bonecos de adoração, comem o alimento como algo sacrificado a um boneco de adoração, e a consciência deles, que é fraca, fica perturbada. 8 Mas o alimento não nos aproximará dos [verdadeiros] Deuses; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Tomem cuidado, porém, para que o seu direito de escolha não se torne de algum modo uma pedra de tropeço para os que são fracos. 10 Pois, se alguém ver você, que tem conhecimento, tomando uma refeição no templo de um deus-boneco, será que a consciência daquele que é fraco não ficará ousada a ponto de ele comer alimentos oferecidos a deuses-bonecos? 11 Assim, pelo conhecimento que você tem, está sendo arruinado aquele que é fraco, seu irmão pelo qual Cristo morreu. 12 Quando vocês pecam assim contra os seus irmãos e ferem a consciência fraca deles, estão pecando contra Cristo. 13 É por isso que, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne alguma, para que eu não faça o meu irmão tropeçar.

Nenhum comentário: