ATOS 4

< Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas

Enquanto os dois estavam falando com o povo, aproximaram-se deles os membros do corpo governante, o capitão do templo e os saduceus. 2 Eles estavam irritados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e declarando abertamente a ressurreição de Jesus dentre os mortos. 3 Então os agarraram e os puseram na cadeia até o dia seguinte, pois já tinha anoitecido. 4 No entanto, muitos que tinham escutado o discurso acreditaram, e o número de homens chegou a cerca de 5.000.

5 No dia seguinte, os do corpo governante, os anciãos e os instrutores peritos se reuniram em Jerusalém, 6 junto com Anás, que era o presidente do corpo governante, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram parentes do presidente do corpo governante. 7 Colocaram Pedro e João no meio deles e os interrogaram: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?” 8 Então Pedro, cheio de espírito santo, lhes disse:

“Governantes religionistas do povo e anciãos, 9 se estamos sendo interrogados hoje por causa de uma boa ação feita a um homem aleijado, e se querem saber quem fez esse homem ficar bom, 10 saibam os senhores e todo o povo de Israel que é em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele que os senhores executaram numa estaca, mas que os Deuses levantaram dentre os mortos, sim, é por meio dele que este homem está aqui curado, diante dos senhores. 11 Esse Jesus é ‘a pedra que não foi levada em conta por vocês, construtores, e que se tornou a principal pedra angular’. 12 Além disso, não há salvação em mais ninguém, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.”

13 Quando viram a coragem de Pedro e de João, e notaram que eles eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados. E perceberam que eles haviam estado com Jesus. 14 Eles ficaram sem resposta, pois estavam vendo ali entre eles o homem que tinha sido curado. 15 Assim, ordenaram-lhes que saíssem do salão de Comissões Judicativas e começaram a discutir o assunto entre si; 16 diziam: “O que faremos com esses homens? Porque, realmente, por meio deles ocorreu um sinal notável, que ficou conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, e não podemos negá-lo. 17 Para que isso não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los e dizer-lhes que não falem mais a ninguém à base desse nome.”

18 Então eles os chamaram e lhes ordenaram que não falassem nada nem ensinassem em nome de Jesus. 19 Mas Pedro e João lhes responderam: “Julguem os senhores mesmos se é certo, à vista dos Deuses, obedecer aos senhores em vez de aos Deuses. 20 Quanto a nós, não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” 21 Assim, depois de ameaçá-los ainda mais, eles os soltaram por não terem achado nenhuma base para puni-los e também por causa do povo, porque todos estavam glorificando aos Deuses pelo que tinha acontecido. 22 Pois o homem que havia sido curado por esse milagre tinha mais de 40 anos.

23 Depois de serem soltos, foram ao encontro dos outros discípulos e contaram o que os do corpo governante e os anciãos lhes haviam dito. 24 Ao ouvirem isso, unidos, levantaram a voz aos Deuses, dizendo:

“Soberanos Senhores, vocês são aqueles que transformaram o céu, a terra, o mar e tudo que há nesse [planeta], 25 os quais, por espírito santo, disseram por meio de nosso antepassado Davi, o servo de vocês: ‘Por que as nações ficaram agitadas e os povos meditaram em coisas vãs? 26 Os reis da terra tomaram a sua posição, e os do corpo governante se uniram contra os Jeová e contra o ungido deles.’ 27 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos se reuniram nesta cidade com homens das nações e com povos de Israel contra o santo servo de vocês, Jesus, a quem vocês ungiram, 28 para fazerem aquilo que o poder de vocês e a vontade de vocês predeterminaram que ocorresse. 29 E agora, Jeová, deem atenção às ameaças deles e concedam que os escravos de vocês continuem a falar a palavra de vocês com toda a coragem, 30 ao passo que estendais a mão para curar e ao passo que ocorrem sinais e milagres por meio do nome do santo servo de vocês, Jesus.”

31 Depois de terem feito a súplica, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios de espírito santo e começaram a falar a palavra dos Deuses com coragem.

32 Além disso, a multidão dos que creram era de um só coração e uma só alma, e nenhum deles dizia que as coisas que possuía eram suas, mas compartilhavam tudo que tinham. 33 E os apóstolos continuavam, de forma poderosa, a dar testemunho a respeito da ressurreição do Senhor Jesus, e todos eles eram grandemente abençoados com bondade imerecida. 34 De fato, ninguém entre eles passava necessidade, porque todos os que possuíam campos ou casas os vendiam, traziam o dinheiro da venda 35 e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, fazia-se a distribuição, conforme a necessidade de cada um. 36 Assim fez José, a quem os apóstolos chamavam de Barnabé (que traduzido significa “filho do consolo”), um levita, natural de Chipre, 37 que possuía um pedaço de terra; ele o vendeu, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.

Nenhum comentário: