TOMÉ 15

< Tradução dos Deuses Santos das Escrituras Sagradas

15 Jesus disse: "Dois estarão deitados numa cama: um morrerá, o outro viverá."

     2 Salomé perguntou: "Quem és tu, homem, e de quem és filho? 3 Tu, que se assentou em meu banco e comeu à minha mesa?" 4 Jesus lhe respondeu então: "Eu sou aquele que existe a partir dos Indivisíveis. 5 Recebi [essas] coisas dos meus Pais." 6 [ ... ] "Eu sou seu discípulo." 7 [ ... ] "Por isso digo que, se for destruído, ele estará pleno de luz, mas, se ele estiver dividido, estará pleno de trevas.". 8 Jesus disse: "Eu digo meus mistérios aos [que são dignos de meus] mistérios. 9 Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita.” 

10 Jesus lançou a seguinte ilustração: "Havia um rico que tinha muito dinheiro. Ele disse: ‘Empregarei meu dinheiro para semear, colher, plantar e encher meu celeiro com o fruto da colheita, 11 para que não me venha a faltar nada’. 12 Essas eram suas intenções, mas naquela mesma noite ele morreu. 13 Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça." 

14 Jesus disse outra ilustração: "Um homem tinha convidados. E quando a ceia estava pronta, 15 mandou seu servo chamar os convidados. O servo foi ao primeiro e disse-lhe: 16 ‘Meu mestre te convida’. 17 O outro respondeu: ‘Tenho dinheiro aplicado com alguns comerciantes. 18 Eles virão me procurar esta noite para que eu lhes dê minhas instruções. 19 Apresento minhas desculpas por não ir à ceia. 20 O servo foi até outro e disse: ‘Meu senhor está te convidando’. Este disse-lhe: 21 ‘Acabo de comprar uma casa e precisam de mim hoje. 22 Não terei tempo’. 23 O servo foi a outro e disse-lhe: ‘Meu senhor está te convidando’. 24 Este disse-lhe: ‘Sabe o que é? É que um amigo vai se casar e coube-me preparar o banquete. 25 Não poderei ir à ceia do teu amo, peço ser desculpado. 26 O servo foi ainda a outro e também lhe convidou, dizendo: 27 ‘Meu senhor está te convidando’. Este disse-lhe: 28 ‘Acabo de comprar uma fazenda e estou saindo para buscar o rendimento.

29 Não poderei ir, por isso me desculpo’. 30 O servo retornou e disse ao seu senhor: ‘Os que convidaste para a ceia mandam pedir desculpas’. 31 O senhor disse ao servo: ‘Vai lá fora pelos caminhos e traze os que encontrares para que possam ceiar. 32 Os homens de negócios e mercadores não entrarão no recinto dos meus Pais’."

Nenhum comentário: